09Dez
By: admin Ligado: Dezembro 09, 2016 In: Uncategorized Comments: 0

Harley-Davidson e sua fábrica no Brasil

Foi no ano de 1920 que as primeiras motocicletas Harley-Davidson desembarcaram no Brasil. Nessa época, a empresa contava com aproximadamente 2000 distribuidores que cobriam 67 países. O mercado brasileiro sempre se mostrou promissor e tornou-se o maior da América Latina, o que demandava uma fábrica em nosso país.

Por isso, em 2001, a Harley-Davidson instalou sua primeira fábrica no Brasil, em Manaus (AM). Ela funcionou durante 11 anos, até que em 2012, com o aumento na demanda do mercado nacional, Keith Wandell (CEO da empresa) decidiu inaugurar uma nova fábrica, maior e mais moderna. Vamos conhecer melhor a Harley-Davidson de Manaus.

fabrica harley manaus

fabrica harley manaus fachada

 

Unidade fabril

Com quatro anos de atividade, pouca gente conhece a fábrica da Harley-Davidson em Manaus que tem 10.000m² e capacidade para produzir até 30 motocicletas por dia. A unidade também está apta montar 20 dos 21 modelos de Harley-Davidson que estão em catálogo hoje. Além disso, são produzidos dois modelos exclusivos para o exército e para a polícia, com embreagem mais robusta e luzes de alerta integradas.

A fábrica está distribuída em módulos, o que permite que ela seja facilmente expandida quando houver aumento de demanda ou até mesmo para abrir novos turnos de trabalho. Hoje a fábrica da Harley-Davidson em Manaus atua em um turno e conta com aproximadamente 110 colaboradores.

 

Veja no vídeo a matéria da Autonews TV exibida em 2012. Não é novidade, mas vale a pena conferir:

 

Uma Harley-Davidson a cada 14 minutos

Os motores das motocicletas mais admiradas do mundo também são montados na Harley-Davidson no Brasil. Cada motor leva, em média, duas horas para ser montando. Depois que ele entra linha de produção, a motocicleta leva apenas 14 minutos para ficar pronta. O tempo varia conforme o modelo, o mais demorado leva “intermináveis” 35 minutos para sair rodando.

Quando uma motocicleta, ou melhor, as peças dela entram na linha de produção, um timer é iniciado e quando ele zera, a Harley-Davidson deve estar prontinha. A montagem de uma HD é realmente um espetáculo a parte.

 

O mercado nacional

Não há dúvidas que a fábrica da Harley-Davidson no país foi construída para atender, principalmente, o mercado interno. No Brasil, o modelo mais vendido tem sido a Super Glide, com quase 1000 unidades por ano, todas fabricadas na fantástica fábrica de Harley-Davidson em Manaus.

 

 

Share This:

Trackback URL: https://club1903motorcycles.com.br/blog/2016/12/09/fabrica-harley-davidson/trackback/

Leave reply: