04Out
By: admin Ligado: Outubro 04, 2019 In: Utilidade pública Comments: 0

Com a chegada da primavera, o tempo começa a melhorar, e quem curte aproveitar a liberdade em cima de uma Harley-Davidson já começa a ter aquela vontade de pegar a estrada, pensando nas viagens que pode fazer com o clima agradável.

A maioria de nós não pode simplesmente sair por aí, viajando sem rumo, afinal, temos empregos, famílias e assuntos para resolver em Curitiba. Porém, quando pinta uma brecha na agenda ou um fim de semana tranquilo, sempre é bom ter algum lugar para onde ir, algo que seja relativamente perto e que nos permita curtir pelo menos um dia fora da cidade.

Pensando nesse tipo de viagem “bate-volta” ótima para se fazer de moto, trazemos aqui 5 dicas de passeios que ficam pertinho de Curitiba, e são bons destinos para uma viagenzinha rápida de fim de semana:

Colônia Witmarsun

Um pedacinho da Alemanha , há cerca de 65 quilômetros de Curitiba, que abriga pessoas simples e hospitaleiras, comida boa, muito artesanato e algumas curiosidades regionais.

O ideal é sair de Curitiba cedo no sábado para aproveitar as delícias coloniais que os próprios moradores manufaturam e vendem na Feira do Produtor: tem geleia de tudo quanto é sabor, biscoitos, conservas, vinhos, bolos, tortas e muitos tipos de queijo.

Para conhecer um pouco da cultura local, a dica é o Museu Histórico de Witmarsun, que conta com fotos e documentos antigos dos menonitas que colonizaram a região – no domingo rola até uma missa em alemão. Para fechar o dia de barriga cheia, antes de voltar dê uma passadinha no Café Colonial Sabores da Colônia para provar salgados, tortas e bolos típicos, com destaque para o goulash e o pierogue.

Lapa

Herança dos tropeiros que transportavam gado pela região no século XVIII, Lapa é outro point bacana para uma viagenzinha rápida de fim de semana – fica há 72 quilômetros de Curitiba.

Pode até não parecer, mas Lapa foi cenário de conflitos armados que ajudaram a manter a hegemonia do Brasil: em 1894, a região foi cenário do Cerco da Lapa, quando uma tropa local conteve o avanço dos federalistas vindos do sul do país, que almejavam chegar à capital (que na época era o Rio de Janeiro) e abdicar da república.

O Centro Histórico da Lapa abriga lembranças da época: os restos mortais do General Carneiro e de outros defensores da república jazem no Panteão dos Heróis, enquanto o Museu das Armas guarda algumas relíquias da batalha. Lapa também abriga o Teatro São João, terceiro teatro mais antigo do Brasil. Altos destinos bacanas para quem quer conhecer um pouco mais da história do estado.

Morretes

Talvez o destino mais manjado dos arredores da cidade, mas nem por isso menos interessante. Há pouco mais de 70 quilômetros de Curitiba, Morretes é uma simpática cidadezinha histórica famosa por suas iguarias.

O prato típico que leva montes de turistas para lá é o barreado, servido em praticamente todos os restaurantes da cidade. Também há ótimas sorveterias, e a feirinha gastronômica que rola aos finais de semana é perfeita para quem quer comprar balas de banana, cachaças e lembrancinhas.

Morretes também abriga boas opções para quem quer aventura e contato com a natureza: o Rio Nhundiaqura, que corta a cidade, tem trechos tranquilos que são ótimos para banho. Além disso, agências de turismo locais oferecem atrações como caiaque, stand up paddle e boia cross.

P.S. Para deixar a viagem ainda mais legal, viaje pela Estrada da Graciosa, que por si só é mais uma atração muito legal pertinho de Curitiba.

Vila Velha

Contato com a natureza também não falta no Parque Estadual de Vila Velha, que fica há cerca de 100 quilômetros de Curitiba, já em Ponta Grossa.

O principal atrativo aqui são as “esculturas” em arenito que foram moldadas pela ação dos ventos. A “taça” é o principal cartão postal do parque, mas parte da diversão está em identificar outras formas nas pedras – como o camelo, que alguns dizem que parece mais um cachorro.

Há trilhas que levam os turistas pelo meio das formações, trajeto light, ideal para fazer com a família, sem stress. Se for para lá, não deixe de conferir as Furnas – enormes crateras de água subterrânea e a Lagoa Dourada, que fica especialmente bonita (e dourada) ao entardecer.

Buraco do Padre

Mais um lugar incrível que fica nos nossos vizinhos de Ponta Grossa, mas que é super fácil para ir de moto em um “bate-volta” é o Buraco do Padre. Não pense besteira, estamos falando de uma gruta com uma abertura no topo que abriga uma cachoeira incrível!

O nome do lugar é estranho, mas há uma explicação: conta-se que os padres jesuítas aproveitavam o ambiente natural para meditar. Depois acabou virando atração turística, e hoje já conta com acesso facilitado e muitas comodidades que facilitam a vida dos turistas.

O visual da gruta é surreal, e não por acaso vira e mexe há ensaios de casamento rolando por lá. Nos arredores do Buraco, há trilhas que levam até outras cachoeiras próximas, e há inclusive uma trilha para quem quiser ver o buraco de cima (pelo lado de fora). Sem dúvida um destino incrível e muito pertinho da nossa selva de pedra!

Agora não tem mais desculpa para ficar mofando em casa nesta Primavera, hein? Aproveite nossos mapas com o trajeto para cada um desses lugares, suba na sua Harley-Davidson e boa viagem!

Não tem uma H-D para subir? Bom, então passe aqui na 1903 Motorcycles e dê uma olhada nas seminovas incríveis que estão a venda. Uma delas pode ser sua!

Share This:

Trackback URL: http://club1903motorcycles.com.br/blog/2019/10/04/pe-na-estrada-5-otimas-viagens-bate-volta-para-fazer-saindo-de-curitiba/trackback/