13Set
By: admin Ligado: Setembro 13, 2019 In: Uncategorized Comments: 0

Quem é fã de Harley-Davidson certamente tem uma paixão pela Softail, uma das linhas mais icônicas da marca. Mas você sabe como nasceu esta moto tão emblemática? Agora você vai saber!

A história da linha Softail começa fora da Harley-Davidson: o criador do modelo foi o engenheiro mecânico Bill Davis, da cidade de Saint Louis, no Missouri, que mais tarde vendeu seu projeto de suspensão para a Harley-Davidson, que patenteou sob o nome Softail que conhecemos hoje.

Justamente por isso, a verdadeira origem das Softails começa quase uma década antes da primeira motocicleta da linha – a Softail FXST – chegar às concessionárias. No início dos anos 70, Bill queria criar uma moto que carregasse o estilo das hardtails, mas sem o desconforto que a falta de uma suspensão amortecida causava aos motociclistas que encaravam viagens longas em cima de suas motos.

Ele testou diversas configurações de suspensão em uma Harley-Davidson Super Glide 1972, procurando chegar a um modelo que funcionasse com eficiência, mas que deixasse as molas “escondidas”, para que a moto mantivesse a aparência de uma autêntica hardtail.

Bill usou um modelo como esse para seus experimentos

Na época, existiam fabricantes de quadros amortecidos que já faziam coisas desse tipo e customizavam motos, mas as soluções deles ou não eram eficientes, ou destoavam completamente do visual clássico das motos, deixando claro que a moto era modificada.

Para Bill, o desafio era criar uma suspensão tão fiel à vista nas hardtails que só mesmo um especialista no assunto notaria a diferença. E, ao mesmo tempo, todos notariam o ganho em conforto e qualidade de vida quando estivessem pilotando. Foram muitas tentativas e experiências, e conforme aprimorava o projeto, Bill recebia elogios de quem experimentava, e já começava inclusive a receber encomendas. Motivado pela boa recepção dos clientes, ele batizou a Super Glide modificada por ele como Softail One, e passou a trabalhar em uma versão do mecanismo que possibilitasse a sua produção em escala comercial.

Isso levou a uma evolução do conceito inicial: ao invés de vender apenas kits da suspensão modificada, Bill decidiu produzir quadros completos com o sistema softail, o que otimizava a customização das motocicletas.

Bill e seus quadros Softail.

Embora os negócios estivessem dando certo, o processo de criação dos quadros era bastante trabalhoso. E, Davis sonhava em ver sua ideia sendo incorporada oficialmente à marca Harley-Davidson. Assim, ele decidiu telefonar para a fábrica, a fim de apresentar sua invenção. Ele foi atendido pelo próprio William G. Davidson, e agendou uma demonstração de sua Super Glide.

Na data marcada, Bill levou a Softail One à fábrica de Milwaukee, e apresentou-a para os engenheiros da H-D e para o próprio Davidson. A demonstração não obteve o impacto que Bill queria, mas ele saiu de lá com a promessa de que seu projeto seria analisado. O tempo passou, e enquanto a H-D não mandava notícias, Bill continuou vendendo seus quadros e customizando as motocicletas de seus clientes em seu próprio negócio, que ele batizou de Road Worx.

Anúncio da época mostra o quadro personalizado da Road Worx

Seis meses após a apresentação aos engenheiros, eis que Bill recebeu uma carta assinada pelo próprio William G. Davidson, afirmando que eles tinham interesse em adquirir o projeto Softail. A carta não trazia nenhuma proposta concreta, porém.

As negociações foram longas, e só em 1982 chegou-se a algo que agradou ambas as partes: Bill receberia uma participação (em royalties) por cada motocicleta Softail vendida – o que sem dúvida deixou ele muito rico! Acordo feito, ele entregou sua patente e seus últimos quadros à H-D.

Demorou mais de um ano para Davis finalmente ver sua invenção saindo da fábrica, devidamente incorporada à uma Harley-Davidson. Em Junho de 1983, a Harley-Davidson lançava a Softail FXST, que foi um marco na história da empresa, dando origem a uma das linhas mais populares da companhia.

A Softail FXST foi a primeira H-D a sair de fábrica com o novo quadro.

Quase 40 anos depois, as Softails ainda estão entre as favoritas dos fãs. Modelos como a Fat Boy, a Street Glide e a Street Bob são todas Softails, e carregam boa parte do fascínio e da sensação de força e liberdade que a marca Harley-Davidson exerce.

E se você leu isso e ficou ainda mais a fim de ter uma Softail para chamar de sua, passe aqui na 1903 Motorcycles e confira nossas seminovas: uma  delas sem dúvida vai conquistar você!

Share This:

Trackback URL: http://club1903motorcycles.com.br/blog/2019/09/13/softail-conheca-a-historia-da-linha-que-revolucionou-a-marca-harley-davidson/trackback/