24Jan
By: admin Ligado: Janeiro 24, 2019 In: Uncategorized Comments: 0

Os diodos emissores de luz (LED) além da durabilidade, trazem economia e segurança à moto

Sim, o LED veio para ficar. E motivos para isso não faltam: além da iluminação clara, os LEDs conquistaram o mundo dos motores pelo baixo consumo de energia e durabilidade até dez vezes maior comparada à lâmpada incandescente.

O uso desse tipo de iluminação, se deu nas lanternas de carros luxuosos. Já no mundo das duas rodas, tudo começou por motivos de segurança: carreiras de LEDs dispostos nas lanternas traseiras, luzes de piscas e iluminação diurna do farol dianteiro. Painéis de instrumentos mais atuais também contam com pequenos LEDs internos. A Harley-Davidson já oferecia tal aparato como opcional para suas motos, mas com o lançamento da linha 2018, muitos modelos já vêm com farol, piscas e até painel em LED de série. Acho ótimo!

led

Como funciona o sistema?LED

Vamos lá: o sistema de iluminação por LED, (também conhecido como “diodos emissores de luz”), é característico por apresentar iluminação mais ampla do que uma lâmpada incandescente e emitir um facho de luz potente, resultado de uma temperatura mais alta. Basicamente, em vez de uma lâmpada halógena, os LEDs são pastilhas com germânio ou silício, que estão instalados em uma placa de circuito impresso. Ao gerar certa tensão sobre eles, emitem luz em infravermelho, que no caso do farol dianteiro, usa um refletor específico para propagar a luz.

Vantagens e desvantagens

Até a H-D do Brasil já afirmou que a durabilidade média do sistema é incontestável. Um farol de LED consegue entregar luminosidade até 160% maior do que uma lâmpada comum, oferecendo maior segurança até mesmo ao ser adotado na lanterna traseira e nos piscas laterais. Tudo isso porque acende milissegundos mais rápido do que uma lâmpada incandescente, antecipando o tempo de reação dos outros condutores.

Em relação a falhas, podemos dizer que são raras, mas podem acontecer por problemas no sistema de dissipação de calor ou, como em qualquer dispositivo eletrônico, por alguma falha eventual de componente ou contato. A desvantagem é que, caso o LED pare de acender, o ideal é que sua troca seja feita em oficina especializada. Então, antes de pegar a estrada, certifique-se de que está tudo certo.

Apesar das desvantagens, podemos considerar que as vantagens se sobressaem. As lâmpadas de LED, além de apresentarem mais eficiência, contribuem para a economia de energia. O custo dos diodos também é maior, mas, nas minha opinião, o investimento compensa muito. E você, curte esse sistema de iluminação? Me conta nos comentários! Até semana que vem. 😉

Share This:

Trackback URL: http://club1903motorcycles.com.br/blog/2019/01/24/iluminacao-led-veio-ficar/trackback/