18Out
By: admin Ligado: Outubro 18, 2018 In: Uncategorized Comments: 0

Mal podemos esperar pelas novidades que devem influenciar todo o mercado!

São 95 anos de tradição e, agora, a BMW está imaginando o futuro com um protótipo de motocicleta de pilotagem automática. Baseada numa R 1200 GS, a Vision Next 100 foi criada pela Motorrad para o lançamento de um veículo completamente autônomo e tem como objetivo servir de plataforma para sistemas que podem tornar a condução muito mais segura e confortável.

No futuro imaginado pela BMW, o piloto não precisará utilizar capacete ou roupa de proteção, pois o balanceamento é tão equilibrado que a estabilidade é garantida. A Vision acelera, desacelera e freia de forma independente. Mais do que isso, o objetivo dos estudos é sempre aumentar o prazer de rodar! Dá uma olhada na ideia:

Quase um século de estudos até chegar na Vision

Em 1923, a BMW, que fabricava aeronaves, criou um conceito inteiramente novo com a R 32. As bicicletas motorizadas eram muito comuns na época, mas a primeira moto da marca tinha uma excelente proposta estrutural e motor boxer. No ano seguinte, a companhia começou a usar um freio externo que era acionado com o pé e parava a roda traseira, representando mais segurança e menor esforço.

vision

R 32

Já em 1935, a BMW inovou na tecnologia de suspensão. A R 12 e a R 17 foram as primeiras motos com garfos telescópicos para amortecimento hidráulico do mundo, trazendo mais estabilidade e conforto. Logo após, a R 5 foi construída por meio de um novo processo de soldagem que gerava flexibilidade e leveza.

vision

R 5

Em 1955, o chassi com braço oscilante surgiu nos modelos R 50 e R 69 e, em 1960, a BMW apresentou o primeiro amortecedor hidráulico que trouxe segurança máxima ao pilotar. Na década seguinte, a R 90 S foi a primeira moto a ser equipada com freio duplo na roda dianteira e carenagem regulável como itens de série. A Motorrad lançou também um capacete com visor completo e outros equipamentos, com foco em proteção, segurança e funcionalidade.

vision

R 69 S

Perto dos anos 80, a BMW lançou uma novidade controversa: as manoplas aquecidas! Mal sabiam que, mais tarde, se tornaria um recurso indispensável, quando foi comprovado que as mão quentes reagem mais rapidamente. Nos anos 80 veio a primeira Enduro de 2 cilindros tipo boxer, a R 80 G/S, que fundou um novo segmento. Além disso, na época foi a primeira fabricante a equipar motos com freios ABS.

vision

R 80 GS

Nos 90, criou o primeiro conversor catalítico regulável do mundo, a suspensão dianteira Telelever (que junto do ABS reduziu o tempo de frenagem) e o primeiro farol duplo. Em 2000, o Ajuste Eletrônico de Suspensão virou item de série, trazendo amortecimento, desempenho otimizado e segurança de pilotagem.

Outras inovações mais recentes foram a tecnologia CAN-Bus, um conceito de troca de dados entre os módulos eletrônicos com apenas uma linha de dados, e o farol com facho de luz adaptável. Em 2015, o modelo experimental eRR veio com a proposta de uma moto elétrica, uma preocupação com a redução de emissões de poluentes.

vision

eRR

Foi a partir de toda essa evolução que a empresa chegou no conceito do Vision Next 100, protótipo iniciado em 2016. Agora vamos aguardar as novas tecnologias que as marcas têm estudado e trazido pra nós, amantes das motocicletas!

 

Share This:

Trackback URL: http://club1903motorcycles.com.br/blog/2018/10/18/vision-bmw-futuro/trackback/