02Mai
By: admin Ligado: Maio 02, 2018 In: Uncategorized Comments: 0

Hoje vamos começar falando daquele velho mimimi de que moto grande é modelo pra quem é alto, moto grande pesa na curva, moto grande quando cai é um problema. Eu com meus 1,58 tenho uma Street Glide e domino ela muito bem, mas é claro que já tombei (quem nunca?!?). Aliás quem nunca caiu com certeza deixa a moto empoeirar em casa, a minha só pega poeira rodando.  

Então vamos lá, porque nós que gostamos de pegar a estrada com moto grande um dia vamos precisar saber como levantá-las quando isso acontecer: 

Primeiro, se a moto estiver do lado direito, o descanso lateral precisa ficar levantado e, se estiver do esquerdo, deve estar recolhido. Agora, gire o guidão até a frente do pneu apontar para baixo. Encontre o ponto de equilíbrio entre os pneus, motor, protetor do motor e pedaleiras. Vai ficar mais fácil de levantá-la se um ponto estiver apoiado no chão e com o menor ângulo de inclinação com a vertical.  

O início será mais difícil, mas força e vamos lá: encoste na lateral do assento e com os pés firmes no chão e afastados (sem passar da linha dos ombros), deixe os joelhos dobrados 45 graus, mantenha as costas retas e a cabeça erguida.  

Com uma mão, segure seu punho e, com a outra, segure o quadro da moto. Vá levantando dando pequenos passos para trás, empurrando o banco. Cuidado para que ela não vire para o outro lado! 

Se a sua moto estava caída para o lado esquerdo, abaixe o descanso lateral e recoste a moto sobre ele. Se foi para o lado direito, o descanso já estava abaixado, então vá empurrando devagar até encostar o apoio no chão.  

Ficou difícil de visualizar? Veja esse vídeo do Gabriel Thomas, que dá curso de manobras na Safe Rider, que você vai entender bem o que estou falando. No vídeo eles fazem isso em dupla, aperta o play e confira: 

 A moto do vídeo é uma Ultra Electra Glide Limited de 413 kg. Separei mais alguns modelos nessa categoria “meia tonelada” pra gente admirar:

Harley-Davidson CVO Limited 

Conforto pra viajar a dois e motor Screamin’ Eagle Twim Cooled 114.   

Peso: 431 kg 

 

Indian Roadmaster 

moto grande

Bancos espaçosos, controle remoto e central multimídia com tela colorida. 

Peso: 422 kg 

 

BMW K 1600 GT 

moto grande

Controle de tração, assistente de saída em aclives, suspensão com nove regulagens eletrônicas e piloto automático. 

Peso: 350 kg 

 

Yamaha Star Venture 

moto grande

Dois modos de pilotagem e o inédito sistema Sure-Park, um motor elétrico para manobrar em baixas velocidades. Ela demorou pra entrar na briga, mas veio como a mais pesada na categoria touring. 

Peso: 434 Kg  

 

E você, tem histórias com a sua pesadona? Compartilha com a gente aqui e na página do Facebook. Motos, histórias e amigos são sempre bem-vindos. 

Share This:

Trackback URL: http://club1903motorcycles.com.br/blog/2018/05/02/moto-grande/trackback/