22Ago
By: admin Ligado: Agosto 22, 2017 In: Utilidade pública Comments: 0

Foi uma Indian ou uma Harley que fez a primeira viagem de moto do Brasil?

Já ouvi muitas pessoas dizendo que foi sobre uma Harley-Davidson que aconteceu a primeira viagem de motocicleta do Brasil. E, todas as vezes, me sinto obrigada a corrigir dizendo que essa viagem de estreia aconteceu também sobre uma Indian.

Então vamos colocar os pingos nos i’s, deixar nossos gostos e preferências de lado e esclarecer essa história sem omitir nadinha!!

Uma história que está completando 94 anos nesse mês.

Tudo começou no dia 23 de agosto quando dois jovens – Ricardo Wagner e Afonso Lange – saíram da cidade de Ponta Grossa com suas motocicletas – uma Harley-Davidson 16-F e uma Indian Scout – com destino a cidade mais antiga do nosso Estado: a velha Antonina.
moto custom harley-davidson 16F
moto custom indian

Eu já fiz esse percurso e não levei mais que quatro horas. Bem diferente dos dois dias que a dupla levou para completar a viagem de ida (mais dois dias para voltar). É que o tempo era outro e a estrada também.

O relato de viagem da dupla mostra que as coisas não foram fáceis, muita lama, buraco, falta de combustível, tempestades e até algumas quedas. (Quem nunca né?) Para descer a Serra até Antonina, passaram pela Estrada da Graciosa.

A empreitada de Ricardo Wagner e Afonso Lange foi noticiada no jornal Diário dos Campos:

“Hoje, às seis horas da manhã, partiram desta cidade, em motocicleta, com destino a Antonina, os jovens Ricardo Wagner e Afonso Lange”. 

Achei isso irado. Ainda mais porque a família disponibilizou as fotos da viagem (essas que estão no post) para que a gente pudesse entrar mais nessa história. E nelas dá pra ver claramente que a Harley-Davidson não estava sozinha, mas muito bem acompanhada de uma Indian.

moto custom indian e harley

Ricardo Wagner e Afonso Lange ainda limpinhos, com suas Indian Scout e Harley-Davidson 16F

serra graciosa moto custom indian e harley

Esticar as pernas e dar um zóinho na linda vista da Serra da Graciosa

“Indian? Deus me livre!”

Tem muito aficionado por Harley-Davidson que foge de Indian como diabo da cruz. Dizem que não existe comparação e que a H-D está em um patamar muito mais elevado que a Indian.

Amo Harley-Davidson, mas isso não me impede de fazer uma avaliação crítica sobre ela. Até porque eu sou proprietária de loja multimarcas e que, inclusive, vende as duas marcas.

Eu já viajei com as duas e posso dizer com propriedade, ambas tem seu charme e pontos positivos e negativos!!

Claro que tudo é gosto e estilo de pilotagem, mas se a gente fizer uma análise fria, digo que existem modelos de Indian superiores a Harley-Davidson nos quesitos conforto e estabilidade, assim como o recíproco é verdadeiro.

A verdade é que tanto Indian como Harley-Davidson criaram (e criam) modelos incríveis de motocicletas e, quem gosta de moto e não de apenas de uma marca, deve saber que pilotar essas duas lendas é uma experiência indescritível.

Mas, como gosto de conversar, quero fazer uma pergunta pra gente começar um debate:

Nessa primeira viagem de moto do Brasil, quem estava mais bem servido? Afonso em sua Harley-Davidson 16-F ou o Ricardo na Indian Scout?

#paz  😉

Share This:

Trackback URL: http://club1903motorcycles.com.br/blog/2017/08/22/harley-davidson-ou-indian/trackback/

Leave reply: