26Jul
By: admin Ligado: Julho 26, 2017 In: Uncategorized Comments: 0

A Sportster é um dos modelos mais tradicionais da Harley-Davidson e completa 60 anos em 2017.

Se alguém começar uma conversa dizendo que a Sportster é a motocicleta de entrada da Harley-Davidson, é melhor nem continuar o papo, esse cara não entende nada de H-D. Já ouvi gente dizer que Sportster é modelo de entrada, modelo para iniciantes e modelo para mulheres. Tudo uma grande bobagem. Você vai entender melhor o que estou falando depois de conhecer um pouco da história dessa verdadeira lenda que está completando 60 anos e é a linha mais longeva da marca.

Corrida pela liderança

Na década de cinquenta, as corridas de motovelocidade se tornaram um grande sucesso em todo o mundo e a marca preferida das pistas era a inglesa Triumph.

triumph t110

Para dar combate e fazer frente a essa febre, a Harley-Davidson decidiu transformar e “envenenar” seu modelo K.

harley-davidson k

harley-davidson k

Para isso, foram substituídas as válvulas laterais do motor de 55 polegadas cúbicas (883cc) por válvulas sobre o cabeçote e foi mantida a refrigeração por ar. Também foi conservada a suspensão hidráulica dianteira e traseira que, na época, era um sistema bastante avançado. A Sportster foi desenvolvida para ser ágil, rápida e livre das peças grandes e pesadas que existiam nos outro modelos. Nada de “gracinhas”, não era preciso depená-la, ela já vinha pronta para entrar nas pistas.

 

A linhagem Sportster

Não demorou e outras versões da Sportster foram surgindo, sempre com a vocação para as competições de corrida, mas que acabaram se tornando um grande sucesso de vendas nas concessionárias. Em 1958 surgiu o XLCH – um modelo simplificado, mais rápido e mais leve do que o XL. Outro exemplo é a lendária XR 750, que dominou as corridas em pistas planas e de terra até o final dos anos oitenta.

sportster harley-davidson  harley-davidson sportster

xr 750

 

Ironhead. O último motor Harley-Davidson

Conheço muita gente que considera o Ironhead como o último motor autêntico da Harley-Davidson. Feito com ferro fundido (daí o nome) e casca grossa de verdade. São saudosistas que não gostam das evoluções tecnológicas. Eu não compartilho da mesma opinião e gosto das novidades que a marca traz e que nos dão mais conforto e desempenho.

harley-davidson ironhead

Mas concordo que o Ironhead não recebe o valor que merece. Quando se fala em Harley-Davidson, todo mundo pensa no motor Big Twin. A rixa é tão grande que os fascinados por Sportster até criaram um lema:

“Sportsters. Blowing away Big Twins since 1957”.

sportster ironhead lovers sportster ironhead lovers

 

Para concluir

Como eu procurei mostrar, o modelo Sportster tem a palavra “sport” no nome não por acaso. Essas motocicletas foram desenvolvidas para as competições. E é por isso que dizer que elas são os modelos de entrada ou para iniciantes é uma grande bobagem. Muito pelo contrário, elas foram feitas especialmente para quem entende muito de motocicletas e exigem seu máximo desempenho, no caso, os pilotos de corrida.

Nesses 60 anos, a Sportster se transformou em uma lenda para todos os amantes de Harley-Davidson. Ela foi responsável por construir uma parte importante da história da marca e, pelo que tudo indica, sua história vai continuar por muito tempo.

Aqui na Club 1903 Motorcycles somos doentes pelas Sportster, pelas Dyna, pelas Softail, pelas Touring, V-Rod… vem pra cá e encontre a Harley-Davidson dos seus sonhos e continue fazendo parte da história dessa marca que é a nossa verdadeira paixão.

Obrigado por ler a acompanhar nosso blog!

Daya Chalegre. Diretora da Club 1903 Motorcycles.

Share This:

Trackback URL: http://club1903motorcycles.com.br/blog/2017/07/26/sportster-60-anos/trackback/

Leave reply: